sábado, 6 de dezembro de 2008

Nanotubos em telas plana, LEDs e células solares

Utilizando nanotubos metálicos, cientistas fabricaram películas semitransparentes, altamente condutoras de eletricidade, flexíveis e em uma grande variedade de cores, lembrando o vidro colorido.
As novas películas herdam dos nanotubos as imbatíveis propriedades mecânicas, termais, químicas, ópticas e elétricas, podendo ser utilizadas em uma infinidade de novos produtos de alta tecnologia, incluindo células solares e telas planas.
Entre as inúmeras aplicações propostas para os nanotubos, principalmente os de carbono, os filmes fabricados a partir desses nanomateriais chamaram recentemente a atenção dos pesquisadores justamente por serem, ao mesmo tempo, transparentes e condutores.
Os filmes, também chamados de películas finas, feitos de material condutor, são utilizados como eletrodos em telas planas, telas sensíveis ao toque, LEDs e células solares. O material dominante hoje nestas aplicações é o óxido de índio- estanho, que vem sofrendo altas constantes de preços em razão da demanda crescente.
Filmes feitos com nanotubos, muito mais eficientes, poderão dar a esses produtos um novo patamar de economia de energia e rendimento, com ganhos principalmente na flexibilidade mecânica e na capacidade de configurabilidade óptica. A falta dessas propriedades tem impedido o uso dos filmes de índio-estanho em células solares e LEDs.
Os filmes de nanotubos metálicos apresentam um aumento de 10 vezes na condutibilidade elétrica em comparação com outros filmes de nanotubos já desenvolvidos anteriormente. Isso deve a uma técnica conhecida como ultracentrifugação com gradiente de densidade, que produz nanotubos com propriedades elétricas e ópticas mais uniformes.
A nova técnica deu aos pesquisadores a capacidade para controlar o diâmetros dos nanotubos produzidos. É essa característica que dá a cor aos filmes finos. A foto mostra películas feitas com nanotubos medindo entre 0,9 e 1,6 nanômetros de diâmetros.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Fusion da AMD revelado na Internet

O site TG Daily avança alguns detalhes do Fusion, o novo projecto da AMD que integra um processador e uma unidade de processamento gráfico num só dispositivo.

Os primeiros Fusion devem chegar em finais de 2009 ou início de 2010, vão ter processadores dual core Phenom e o chip gráfico RV800 e serão produzidos de acordo com o método de 40 nanómetros. Este processo ajuda a manter os consumos e a temperatura em valores reduzidos. Os 40 nanómetros vão servir de transição entre os processos actuais e o processo a 32 nanómetros que será implementado em 2010.

Lentes de contato inteligentes

Um novo material, desenvolvido na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, vai permitir a construção de lentes de contato inteligentes, dotadas de sensores e circuitos eletrônicos capazes de medir a pressão intra-ocular e, no futuro, até aplicar medicamentos nos olhos de forma automática.
Tingrui Pan e seu colega Hailin Cong começaram com um material sintético chamado PDMS (polidimetilsiloxano). Eles desenvolveram uma técnica que permite a inserção de micropartículas de prata em padrões bem definidos e precisos, criando fios condutores.
Além de permitir a transmissão de eletricidade para os circuitos, os fios de prata também têm propriedades antimicrobianas bem conhecidas.
A técnica permite a deposição dos fios em formatos não-planos, como na superfície de uma lente de contato. O experimento demonstrou que os microfios, que não atrapalham a visão, por serem finos demais, funcionam como um sensor de pressão.
O aumento da pressão intra-ocular é um dos traços marcantes do glaucoma, uma das maiores causas da cegueira em todo o mundo.
Agora os cientistas estão aguardando a aprovação das autoridades de saúde para começar os testes das lentes de contato inteligentes em humanos. Por enquanto elas somente foram avaliadas em animais, sem apresentar qualquer efeito colateral.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Tweak N' Tune

O Tweak N' Tune (TNT) é um multi-personalizador para o Windows. Você pode alterar diversas configurações em poucos cliques, com uma interface leve e simples. Se você não vai muito com a cara do Painel de Controle ou tem dificuldades para saber onde fazer determinadas modificações, vale uma tentativa neste programa.

O programa tem três centros de configurações, o Windows Tweak, o Security Tweak e o Software Tweaks.

No Windows Tweaks, você pode modificar a aparência e as configurações escondidas do Windows, do Painel de Controle, da Área de Trabalho e do Internet Explorer, além de alterar opções de arquivos de sistema, Hardware instalados, Ambiente de Rede, Menu Iniciar e Barra de tarefas. Também é possível administrar as funções inicializar e finalizar do Windows.

Com o Security Tweaks, altere opções mais avançadas do Painel de Controle, do Windows Explorer, da Área de Trabalho, do Ambiente de Rede e do Sistema.

O Software Tweaks lhe permite alterar configurações do Internet Explorer, MSN Messenger, Outlook Express, Regedit (registro do Windows) e do Media Player.

Uma das funções proporcionadas pelo TNT é a possibilidade de cancelar a iniciação automática de pendrives, o que lhe permite fazer uma verificação se o pendrive esta com vírus antes de abri-lo.

Para cancelar a iniciação automática de pendrives selecione: "Windows Tweaks", "System", "AutoPlay", "AutoRun for Types of Drives (All Users)", deixe apenas a primeira opção selecionada, como mostrado na figura acima, e em seguida aperte o botão "Apply".
Após clicar em "Apply" ira aparecer uma mensagem dizendo que o TNT precisa fazer logOff no Windows para que as alterações tenha efeito, aperte "OK" para que seja feito logOff agora ou "Cancelar" para que você o faça mais tarde.

 
E.R.A.Tec © 2009 - Design by Josemar Souza - Contato